segunda-feira, 20 de maio de 2013

LIMPEZA PREVENTIVA


Manutenção Preventiva de Computadores







O que é?

Chama-se manutenção preventiva a ação ocorrida com base na análise prévia do computador, de seu funcionamento e execução, relacionado à CPU e todos os periféricos, entendendo e aplicando-se procedimentos que visem evitar que determinados erros (de software e/ou hardware) ocorram.

Software

Existem softwares que são utilizados na manutenção preventiva. Vale ressaltar que a manutenção preventiva é referência na utilização de softwares relacionados à segurança (ferramentas de segurança de servidores de rede, ferramentas e utilitários de sistema operacional, entre outros).

Hardware

Com relação à hardware de computador, a manutenção preventiva é a limpeza dos componentes internos do computador e da placa-mãe, removendo poeira e qualquer tipo de sujeira que possa afetar o funcionamento do hardware, ou ainda, a configuração de serviços e funções disponibilizadas no BIOS para evitar prováveis defeitos em componentes internos do computador (como o super aquecimento do processador, por exemplo).

A imagem a baixo mostra o interior de um computador que não é aberto há algum tempo, a sujeira está impedindo a refrigeração. Esse computador está a alguns passos de queimar algum componente e uma limpeza deve ser feita imediatamente para evitar super aquecimento e possíveis queimas.






Dicas

Segue algumas dicas de manutenção preventiva:

Toda semana

Faça um SCAN do seu HD para averiguar possíveis problemas.

Execute uma desfragmentação no seu HD

Faça uma faxina no HD para deletar arquivos desnecessários.

Faça um backup dos seus arquivos importantes. Não vale fazer uma simples cópia em outro local do seu HD, este backup deve ser feito para outro dispositivo, seja um segundo HD, um CD-R(W), um DVD-R(W) ou até mesmo para uma pasta online.

Esvazie a lixeira do sistema operacional.

Limpe os arquivos temporários do seu browser.

Limpe os "cookies" do seu browser.

Certifique-se que as definições de vírus e de spyware estão atualizadas.

Execute uma varredura completa com o anti-vírus e o anti-spyware. Rode-os em horários separados, pois executá-los ao mesmo tempo deixará o seu PC muito lento.

Todo mês

Confira se existem atualizações para o seu sistema operacional e programas instalados.

Remova programas desnecessários ainda instalados.

Todo trimestre

Limpe o seu teclado.

Limpe o seu monitor.
Limpe os periféricos.

Reorganize o seu ambiente de trabalho. Tanto o virtual como o real.

Altere as suas senhas de acesso.

Todo ano









Sintomas de falha da fonte de


alimentação de computadores










Sintomas de falha da fonte de alimentação de computadores
As fontes de alimentação são componentes de hardware essenciais que trazem energia da tomada e a convertem em eletricidade na voltágem apropriada para a placa-mãe de um computador e outros dispositivos. As fontes de alimentação podem ficar sobrecarregados se o computador exige mais energia do que a fonte é capaz de produzir, o que pode resultar em falha da fonte. Uma fonte de alimentação com defeito deve ser substituída imediatamente para evitar danos ao sistema. Felizmente, existem uma série de sinais que podem ajudar a identificar uma falha na fonte de alimentação.

Falhas de software

A primeira dica de que o fornecimento de energia está falhando são falhas inexplicáveis do computador ou reinicios repentinos. Quando a placa-mãe, o processador e a memória RAM não recebem energía suficiente eles originam erros que levam a falhas. O principal problema com o diagnóstico de uma falha no sistema de alimentação como razão de panes do computador é que muitos outros tipos de problemas no computador podem levar a essas falhas. Vírus, superaquecimento do processador, problemas de memória RAM e problemas de driver de software também podem resultar em travas.

Calor

Outro sintoma importante de falha da fonte de energia é o calor excessivo que a fonte está produzindo. Em funcionamento normal, as fontes de alimentação são geralmente quentes ao toque, mas não tanto como para ser desconfortável ou até de queimar a pele. Se o seu computador trava, toque diretamente na fonte de alimentação ou, durante o funcionamento, na parte da carcaça onde a fonte está localizada, para ver se está quente demais. Se estiver muito quente, há uma boa probabilidade que a falha foi causada por uma fonte com defeito. Outro ponto é que, quando a fonte começa a falhar, os ventiladores internos ficam mais lentos. Isto causa um aumento na temperatura da CPU e RAM, o que também pode ser um motivo de travas do computador.

Barulho e cheiro

Barulho e cheiro também são uma indicação de falha no fornecimento de energia. Quando uma fonte de alimentação é severamente sobrecarregada, pode se tornar tão quente que os componentes começam a arder. Se você sentir cheiro de fumaça ou algo queimado vindo do seu computador, há uma boa possibilidade de que a fonte de energia está queimando. Ruídos podem também ser uma boa indicação. As fontes de alimentação têm ventiladores que muitas vezes se tornam mais barulhentos ou sibilantes quando o dispositivo está falhando. Os ventiladores de refrigeração dentro do gabinete do computador também podem se tornar mais barulhentos com falhos da fonte.

Falha de inicialização

Se uma fonte de alimentação sofre uma falha total, o computador não pode ser ligado. Além disso, todos os dispositivos periféricos também não vão receber nenhuma corrente elétrica, portanto nem discos duros nem os ventiladores irão girar. Como às vezes problemas com a placa-mãe também podem causar falhas no arranque inicial do sistema operativo, é uma boa ideia abrir o computador e verificar se todas as luzes na placa-mãe acendem quando você tenta arrancar o sistema. Se as luzes não acender, e portanto a placa-mãe não está recebendo energia, é muito provável que a fonte de alimentação tenha quebrado.

Considerações

Fontes de alimentação devem ser substituídas antes que elas se tornam incapazes de proteger os outros componentes do sistema de possíveis danos devido a falhas, falta de energia e superaquecimento. A maioria dos computadores vêm com uma fonte de alimentação adequada para alimentar todos os dispositivos básicos do sistema. Mas quando melhoramentos são feitos, como adicionar uma nova placa de vídeo, mais memória RAM ou HDs adicionais, a demanda de energia pode exceder a produção de uma fonte de alimentação. Sempre que você faz um upgrade de hardware substancial, considere também a necessidade de trocar a fonte de alimentação para poder providenciar energia suficiente ao novo dispositivo.

  

O que é BIOS?

Entenda o significado dessa sigla e como ela é importante para o funcionamento do computador.

A palavra BIOS é um acrônimo para Basic Input/Output System ou Sistema Básico de Entrada e Saída. Trata-se de um mecanismo responsável por algumas atividades consideradas corriqueiras em um computador, mas que são de suma importância para o correto funcionamento de uma máquina. Se a BIOS para de funcionar, o PC também para.


Funcionamento

O Sistema Básico de Entrada e Saída é um aplicativo responsável pela execução da várias tarefas executadas do momento em que você liga o computador até o carregamento do sistema operacional instalado na máquina.
Ao iniciar o PC, a BIOS faz uma varredura para detectar e identificar todos os componentes de hardware conectados à máquina. Só depois de todo esse processo de identificação é que a BIOS passa o controle para o sistema operacional e o boot acontece de verdade.


É na BIOS que você pode visualizar e alterar algumas informações do seu PC, como ajustar o relógio do sistema, verificar a temperatura da placa-mãe e do processador ou conferir a velocidade com a qual o cooler está girando. Além disso, é por meio dessa ferramenta que você determina se o boot do PC será feito pelo disco rígido, drive de CD/DVD ou dispositivos USB.
Os famosos overclock e underclock, que nada mais são do que alterar a velocidade de clock do processador, também são feitos por meio da BIOS. Como você pode perceber, sem esse aplicativo é praticamente impossível iniciar uma máquina.

Mais alguns detalhes

Para garantir sua integridade, a BIOS fica gravada dentro de um chip com memória ROM (memória somente de leitura), o que quer dizer que não é possível alterar suas características centrais. Você não pode, por exemplo, desinstalar a BIOS do computador, apenas atualizá-la ou modificar as opções permitidas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário